Dicionário Geográfico e Histórico de Santa Maria do Mundo Novo

Atuais municípios de Taquara, Canela, Gramado, Três Coroas, Igrejinha e Parobé.

A

Açoita Cavalos - Arroio, afluente da margem direita do Rio Rolante. Serve de divisa entre os municípios de Taquara e Rolante. O nome tem sua origem numa árvore de igual nome, botanicamente a Luehea Divarigata, da família das Tiliáceas. Conforme a história ou lenda, certo dia, um cavaleiro apanhou um galho desta árvore para açoite de seu cavalo. Por ser muito flexível, o cavaleiro achou-o apropriado para este fim, e usouo de lá em diante. O mesmo, fizeram outros, que souberam da utilidade do vegetal para esta finalidade. E, assim, esta árvore recebeu este nome de uso popular, que conserva até os dias atuais. (M. de Taquara)

Açoita Cavalos - Lugar, colônia nas margens do arroio de igual nome, que se estende pelos municípios de Rolante e Taquara.

Affenberg - Veja Morro Mico. (M. de Igrejinha)

Agente Hallan - Lugar, a leste de Moreira. Nome que fora dado a uma pequena estação da estrada de ferro, extinto ramal de Taquara-Canela (Viação Férrea do Rio Grande do Sul), em homenagem a um antigo funcionário, que morreu, quando a serviço da Ferrovia. Esta estação era distante de Taquara a 26,038 km, e de Canela a 30,424 km. A altitude era de 294 m. (M. de Gramado)

Águas Brancas - Arroio, afluente da margem esquerda do Rio Paranhana (ex-Santa Maria). Nasce nas proximidades de Rodeio Bonito. Desemboca no Paranhana, no lado sul da cidade de Três Coroas. (M. de Três Coroas)

Águas Brancas - Lugar, que se estende por ambas as margens do arroio de igual nome. O lugar teve sua origem de uma picada que fora aberta nos fins do século passado, para que os tropeiros, vindos de cima da serra, descessem por ela. Mais tarde, alguns colonos se localizaram no vale, tendo, então, começado o povoamento do lugar. (M. de Três Coroas)

Águas de Rainha - Arroio, afluente da margem direita do Rolantinho da Areia. Servia de divisa entre Taquara e São Francisco de Paula, antes da anexação de parte do distrito de Padilha a este município. (M. de São Francisco de Paula)

Agudo - Morro, na margem esquerda do Arroio dos Bugres, próximo às Usinas hidroelétricas de Bugre e Canastra. (M. de Canela)

Amola Faca - Arroio, afluente da margem esquerda do Rio Padilha. (M. de Taquara)

Amoreira - Arroio, afluente da margem direita do Rio Paranhana (ex-Santa Maria), na divisa do município de Canela. (M. de Três Coroas)

Angabeí (ex-Quilombo) - Arroio, afluente da margem esquerda do Irapurú (ex-Moreira). (pag. 391) Nasce ao sudeste de Gramado, nas fraldas do Morro Chapadão, ao sul de Canela. Seu braço principal nasce no lugar denominado Santa Teresinha. É formado, ainda, por diversos regatos que formam a bacia da Linha 28, o belo vale, que visto do Belvedere Bela Vista, já entrou na história como uma das mais belas paisagens riograndenses. (M. de Gramado)

Arame - Veja Morro do Arame. (M. de Gramado)

Araripe - Linha colonial, às margens do Arroio Ipiranga. Estende-se pelos municípios de Gramado e Nova Petrópolis.

Aré - Arroio, afluente da margem direita do Angabeí, ex-Quilombo. (M. de Gramado)

Areia Branca - Arroio, da margem direita do Rio dos Sinos. (M. de Parobé)

Arrebenta Rabicho - Cerro, na estrada ou antigo trilho que subia de Moreira para Várzea Grande. (M. de Gramado)

Arroio Cachoeira - Veja Eckhardt. (M. de Três Coroas)

Arroio Cachoeira - Regato, afluente da margem direita do José Velho. (M. de São Francisco de Paula)

Arroio Canela - Arroio, afluente da margem esquerda do Caracol. Antigamente, era denominado de Caburé. Serve de divisa com o município de Gramado. (M. de Canela)

Arroio Canela - Veja Arroio São João. (M. de Canela)

Arroio Cavalos - Arroio, afluente da margem esquerda do Rio dos Sinos, no 2º distrito. (M. de Taquara)

Arroio da Bica - Arroio, afluente da margem direita do Jetica, ex-Arroio Grande. (M. de Nova Hartz)

Arroio da Bica - Povoado. (M. de Nova Hartz)

Arroio da Casca - Córrego, afluente da margem direita do São João. Nasce ao sudeste da cidade de Canela. (M. de Canela)

Arroio de Ouro - Denominação antiga de um córrego entre Xaxim e Caboclos, sendo afluente deste último. (M. de Gramado)

Arroio Grande - Linha colonial, às margens do arroio de igual nome. (M. de Taquara)

Arroio Grande - Veja Jetica (M. de Nova Hartz)

Arroio Itã - Arroio, afluente da margem esquerda do Arroio Grande da Guarda. Nasce no Morro do Lima, no município de Gravataí. Antigamente, era denominado Arroio Lajeado. Serve, atualmente, de divisa entre (pag. 393) os municípios de Gravataí e Taquara.

Arroio Lajeadinho - Arroio, afluente da margem esquerda do Rio Paranhana (ex- Santa Maria). Desemboca neste rio, na cidade de Igrejinha, que atravessa de leste a sudoeste. Nasce a oeste do Morro Lamb, nas fraldas do Morro Lajeadinho. Era também conhecido pelo nome de Arroio Kötz. (M. de Igrejinha)

Arroio Narciso - Era, assim, denominado antigamente o arroio Xaxim, afluente dos Caboclos, sendo afluente deste último. (M. de Gramado)

Arroio São João - Arroio, afluente da margem direita do Rio Paranhana (ex-Santa Maria). No passado, denominava, também, de arroio Canela. (M. de Canela).

Arroio Urutan (ou Urutau) - Arroio, afluente da margem direita do Cadeia. Tem sua origem nas águas do açude ou lago do Würzius (proprietário do lago e das terras adjacentes), situado na margem da estrada que vai de Serra Grande a Várzea Grande. Corre em direção oeste e serve de divisa com o município de Gramado. (M. de Três Coroas)

Avenida - Lugar, subúrbio da cidade de Gramado, que se situa e estende ao longo da faixa de asfalto que liga esta cidade com a de Canela. (M. de Gramado)

B

Bachtal - Lugar, assim denominado pelos primeiros colonos do vale, cuja tradução para o vernáculo é: “Vale do Arroio”. (M. de Três Coroas)

Baebê - Regato antigo. Nome de um afluente do Rio da Ilha. (M. de Taquara)

Banhado Grande - Lugar, na divisa dos municípios de Taquara, Rolante e Santo Antônio da Patrulha, próximo à confluência do Rio Rolante com o Rio dos Sinos.

Banhado Grande - Lugar, nas margens do Arroio Caracol. (M. de Canela)

Barra do Thomé - Veja Padre Thomé. (M. de Taquara)

Baré (ex-Passo do Gado) - Arroio, afluente da margem direita do Arroio José Velho. Serve de divisa entre os municípios de Três Coroas e São Francisco de Paula.

Barro Preto - Lugar, na Linha Café Alta, nas margens do arroio Laranjeiras, nas fraldas do Morro Canastra. (M. de Três Coroas)

Batingueira - Linha colonial no distrito de Padilha, ao nordeste do arroio Três Irmãos. (M. de Taquara)

Bauer (Rincão dos) - Lugar, na margem esquerda do Rio Paranhana, ao sudoeste da cidade (pag. 395) de Taquara. (M. de Taquara)

Bela Vista - Lugar onde se situa o belvedere ou mirador, na cidade de Gramado, e donde se avista um belo e inesquecível panorama sobre o vale do Quilombo. (M. de Gramado)

Bento (Arroio do) – Riacho, a leste da localidade de Moreira, na divisa dos municípios de Três Coroas e Gramado. É afluente da margem esquerda do arroio Irapurú (ex-Moreira).

Bernardes (Morro do) - Cerro no vale do alto Quilombo. Deriva, o nome, de um homem, Antônio Bernardes da Silva, que, lá, teve uma possessão de terras, que recebera de Francisco dos Santos (o Chico Santos). (M. de Gramado)